Sketchup Sensitivo - Primeira versão
Dando continuidade a arquitetura sensitiva, abstrata e baseada nos sentimentos trabalhados em aula, foi proposto um primeiro trabalho para casa no Sketchup. As instruções foram as seguintes:
- Criar uma sequência de ambientações no SketchUp (3 ou mais espaços/ambientes) que apresentem sensações/emoções espaciais claras e distintas (diferenciadas, no sentido de diversas) a partir das experiências espaciais vividas por cada um. Observar que não se trata de representar a geometria dos espaços, mas sim uma recriação, uma invenção a partir dos seus aspectos sensoriais e que o que nos interessa nesse caso é o percurso/trajeto por esse espaço sensorial.
- A partir das cenas e transições geradas no Sketchup, criar um filme (animação) que apresente os ambientes modelados explorando os percursos e os aspectos de imersão no conjunto. O filme deverá ter uma duração entre 1 e 1,5 minuto e deverá ser montado em algum software de edição, como por exemplo o Adobe Premiere.
- Conceber essa sequência animada junto com uma ideia de “trilha sonora” sem a utilização de músicas (paisagem sonora, espaço sonoro ou ambiente sonoro).
Vou dizer que como ainda estava me acostumando a usar o programa, apanhei bastante para fazer os espaços, mas no final consegui fazer o que eu queria (enxergando alguns defeitos no vídeo depois, mas que podem ser reparados). A primeira versão é para a aula dessa segunda-feira (23/08) e portanto tive que aprontar o que eu desejava no fim de semana. Calculando devo ter passado umas 9h fazendo esse trabalho (ou mais). Minha inspiração se baseou principalmente nos desenhos que fiz, mas não só isso. Também procurei entender o que tal sensação me remetia. A calmaria, por exemplo, me remete a organização, um ambiente tranquilo, padronizado. Portanto, procurei fazê-lo nesses parâmetros.
O áudio utilizado na composição também seguiu a mesma linha dos ambientes, ou seja, o que aquelas sensações ou emoções me lembravam. Nesse sentido, procurei um som de fogueira, incêndio para o calor, um som de mar, praia, que me lembra um lugar calmo, e algo mais filosófico para nostalgia, como um vento, sopro, que nos pudesse levar para qualquer lugar. Afinal, é isso que o sentimento nostálgico faz, ele pode nos levar a infinitas lembranças.
Enfim, o resultado do vídeo por enquanto é esse:
Comentários
Postar um comentário