Imagem Televisiva e Espaço Político - Vilém Flusser
No decorrer do vídeo é discutido o impacto da imagem na vida e no contexto das pessoas. É possível perceber que a imagem é capaz de alterar os sentidos e muda a percepção da realidade desde muito cedo na história. Com a criação da impressão e da fotografia, esse fenômeno se torna ainda mais acentuado, mas não imediatamente. A invenção da máquina fotográfica de início tinha o intuito de observar a realidade e representá-la através da foto. Um instante congelado. Porém, a partir do momento que o homem passa a aprender a operar e descobrir as possibilidades por trás dessa ferramenta, a imagem passa a ser utilizada para manipular a realidade. A partir da televisão, essa tendência de trabalhar com a fotografia a seu próprio favor com base nos seus interesses se torna ainda mais relevante. As pessoas agem para ser fotografadas, capturadas pela câmera. Não é mais a imagem que trabalha para ilustrar a realidade e sim a realidade que é moldada para ser fotografada e se transformar em imagem. Dessa maneira, tudo se constrói com base no que as câmeras conseguem captar e afirmar que é real. A lógica é: se não há imagens, não é real.
Vilém Flusser discute no vídeo os impactos da imagem televisiva e sua relação com o espaço político |
Questões para se discutir:
1. Foi dito no documentário que uma das questões que contribuiu muito para esse triunfo da imagem sobre a realidade foi a revolução da informação, principalmente com a impressão e posteriormente com os jornais físicos e televisivos. Se naquela época a circulação de informação contribuiu para a soberania da imagem, hoje, com a internet e as notícias e informações sendo bombardeadas toda hora, será que esse fenômeno se tornou ainda mais evidente e a imagem cada vez mais domina nossa percepção sobre a realidade?
2. Como ressaltado, a criação da televisão com toda certeza foi um fator marcante na história da imagem, as pessoas faziam as coisas para serem fotografas. Agora, com as redes sociais, como Facebook e Instagram, em que a imagem muita vezes é o reflexo desse indivíduo, será que essa dependência e submissão humana pela imagem se torna ainda pior?
3. Onde, no contexto atual, podemos enxergar a imagem sendo utilizada para moldar a realidade? Seja no contexto político, social e econômico. Que impacto a fotografia gera na sociedade hoje com as tecnologias atuais e a velocidade de circulação da informação?
Comentários
Postar um comentário